A criança e os livros

Atualizado: 4 de fev.

O hábito da leitura é intensamente estimulado e criado na primeira fase escolar aqui no Giusto! A gente lê em sala de aula, na Biblioteca e em vários ambientes do Colégio, planejados com todo carinho para promover e acolher esta e outras atividades, sempre com o maior conforto. A leitura é um poderoso elemento de desenvolvimento cognitivo, intelectual e criativo das crianças. Por meio da leitura, elas descobrem novas possibilidades, novos mundos, vivenciam o imaginário e acabam por inventar novas brincadeiras e personagens, criando suas histórias a partir das histórias conhecidas e vivenciadas.


O desenvolvimento da leitura deve ser estimulado desde muito cedo. A participação da família é de suma importância neste processo, para que a criança crie o hábito de leitura. Como podemos fazer isso? Simplesmente lendo para elas e colocando-as em contato com histórias, contos, fábulas, gibis…

O contato com as histórias e a leitura é de fundamental importância, pois valoriza a autonomia intelectual e social, motivando e desafiando as crianças à capacidade de transformar e compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade, ampliando visões de mundo.

Benefícios da leitura para as crianças

O contato com os livros, o ato de sentir o cheiro, as texturas e interagir com as histórias auxilia no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e intelectual das crianças. A leitura também contribui para melhorias no vocabulário, na fala e no rendimento escolar. Confira outros benefícios da leitura para as crianças:

  1. Estimula a criatividade

  2. Favorece a aquisição de cultura

  3. Melhora a escrita

  4. Incentiva a imaginação

  5. Estimula atitudes éticas, entre outros.

Em casa, os pais podem incluir na rotina momentos para a leitura em família. Quando os adultos demonstram interesse nos livros, automaticamente as crianças se sentem atraídas para o mundo da leitura.



Alunos protagonistas e prontos para criar grandes oportunidades.

Somos a melhor escola do eixo Raposo Tavares, na região do Butantã e Granja Viana, para os estudantes e suas famílias. A educação integral do indivíduo (social, afetivo, físico, intelectual e cultural) tem o poder transformador na sua vida pessoal e na sua vida em sociedade para a construção de um mundo mais humano nas relações interpessoais e mais consciente nas suas escolhas.

Nossa prática norteia o respeito, a responsabilidade, a empatia, a ética, a inteligência emocional e o compromisso social.

Fale conosco e venha para o Colégio Giusto!

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo