A Educação Socioemocional no Giusto e a tal da formação para VIDA

Atualizado: Ago 10

Você já parou pra pensar que somos todos humanos e que nossos sentimentos e emoções são coletivos? Ou seja, nada que você já tenha sentido ou passado é inédito. Muito pelo contrário, a maioria das pessoas já viveu e sobreviveu a todo tipo de emoção e sentimento.


Quando falamos da adolescência, no entanto, é natural as coisas se complicarem um pouquinho. Deixar o mundo infantil e adentrar o mundo adulto é, quase sempre desafiador. Pensando nisso, aqui no Giusto, os alunos do Ensino Médio têm em sua grade regular o Programa Semente, que traz importantes reflexões sobre os sentimentos que despertam tantas transformações na adolescência.


Reconhecer e expressar as emoções com clareza é difícil. Segundo o professor Eduardo Calbucci, “A gente ensina o jovem a exprimir e a lidar com as emoções falando sobre elas. Fingir que elas não existem ou empurrar o problema para debaixo do tapete, definitivamente, não é melhor caminho”.


Ele acrescenta que é importante mostrar para os jovens o que são essas emoções, como reconhecê-las, quais os seus gatilhos e em que situações elas costumam se manifestar no dia a dia. Os adolescentes também devem se questionar como esses sentimentos os ajudam ou atrapalham.


Assim, ao longo de todo o curso e da vida, os estudantes podem elaborar suas emoções e sentimentos, melhorando suas relações consigo mesmos e com o mundo!




Alunos protagonistas e prontos para criar grandes oportunidades.

Somos a melhor escola do eixo Raposo Tavares, na região do Butantã e Granja Viana, para os estudantes e suas famílias.

A educação integral do indivíduo (social, afetivo, físico, intelectual e cultural) tem o poder transformador na sua vida pessoal e na sua vida em sociedade para a construção de um mundo mais humano nas relações interpessoais e mais consciente nas suas escolhas.

Nossa prática norteia o respeito, a responsabilidade, a empatia, a ética e o compromisso social.

Fale conosco e vem para o Colégio Giusto!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo