Anos Finais: acolhimento e parceria

Atualizado: há 3 dias

Por Ana Beatriz - Coordenadora do GIUSTO ZONZINI


Felizmente e com muito gosto atuo como coordenadora há 10 anos. Enquanto coordenadora dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, sou responsável por acompanhar a prática educativa, responder pela aprendizagem dos alunos, desafiá-los e acolhê-los, formamos uma grande família!.

Os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, são segmentos compostos por diversos componentes curriculares e vários professores, sendo assim, é importante, coletar, analisar os dados e ter uma visão individual e coletiva dos grupos e estudantes atendidos.

Para garantir as condições de aprendizagem dos estudantes, além de coordenar o horário de trabalho coletivo, atender individualmente os professores, estudar referências teóricas para refletir sobre a prática e acompanhar a evolução das produções dos estudantes, estar próxima, aberta ao diálogo e a escuta, de alunos e professores é essencial.

Importante ressaltar que quanto maior a faixa etária, mais complexas as questões que preocupam os pré-adolescentes e adolescentes sendo assim, é importante trabalhar o estreitamento do contato professor-aluno.

Os anos finais pressupõem uma fase em que surgem inúmeras dúvidas existenciais e medos. Já no Ensino Médio espera-se do adolescente mais independência, ou seja, acredita-se que ele está mais apto para tomar suas próprias decisões. Sendo assim, meu esforço é garantir diferentes estratégias convidando o aluno a ser autor e co autor do seu processo de aprendizagem.

Os anos finais e o Ensino Médio são etapas de muitas escolhas e estas acarretam consequências. Sendo assim, a base do meu trabalho é propiciar a reflexão, dos professores, dos pais, e dos alunos.

Acolhimento, análise de dados para acompanhar e desafiar individualmente, além da parceria são palavras centrais que nos guiam.




Alunos protagonistas e prontos para criar grandes oportunidades.

Somos a melhor escola do eixo Raposo Tavares, na região do Butantã e Granja Viana, para os estudantes e suas famílias. A educação integral do indivíduo (social, afetivo, físico, intelectual e cultural) tem o poder transformador na sua vida pessoal e na sua vida em sociedade para a construção de um mundo mais humano nas relações interpessoais e mais consciente nas suas escolhas.

Nossa prática norteia o respeito, a responsabilidade, a empatia, a ética, a inteligência emocional e o compromisso social.

Fale conosco e venha para o Colégio Giusto!

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo