Aprendizagem socioemocional vira legado em sala de aula

Atualizado: Ago 11

Escolas devem acolher os alunos e abrir espaço para que expressem seus sentimentos, trabalhando a empatia, o respeito e a confiança

Conhecer e regular as próprias emoções é importante em qualquer época da vida. De acordo com Eduardo Calbucci, o professor Bucci, um dos autores do Programa Semente: “No ambiente escolar, as aulas de aprendizagem socioemocional são um momento privilegiado para fazer esse tipo de discussão.”

Na escola, é importante que haja um ambiente de acolhimento, em que as crianças e os jovens, principalmente os que perderam parentes e amigos durante a pendemia, possam expressar suas emoções. Segundo Bucci, não podemos cometer a falha de achar que o melhor modo de passar por isso é não falando sobre o assunto. “É exatamente o oposto. É falando sobre isso que vamos conseguir desenvolver essas competências socioemocionais.”

Nesse retorno pós pandemia, ele aponta que também será preciso trabalhar as competências da família e da amabilidade, entre as quais estão a empatia, o respeito e a confiança. Abrace emocionalmente o seu filho.

“Aqui, nas aulas de educação socioemocional, apesar de trabalharmos alguns eixos específicos - como autoconhecimento, autocontrole, habilidades sociais, empatia e decisões responsáveis - sempre partimos do que os nossos alunos estão sentindo”, explica a professora Priscilla.


Da redação *Com trechos do Blog do Programa Semente

Alunos protagonistas e prontos para criar grandes oportunidades.

Somos a melhor escola do eixo Raposo Tavares, na região do Butantã e Granja Viana, para os estudantes e suas famílias

A educação integral do indivíduo (social, afetivo, físico, intelectual e cultural) tem o poder transformador na sua vida pessoal e na sua vida em sociedade para a construção de um mundo mais humano nas relações interpessoais e mais consciente nas suas escolhas.

Nossa prática norteia o respeito, a responsabilidade, a empatia, a ética e o compromisso social.

Fale conosco e vem para o Colégio Giusto!

Posts recentes

Ver tudo