Cantina do Giusto e a combinação de nutrientes

Atualizado: 14 de fev.

A cantina do Giusto se preocupa com a correta combinação de alimentos, uma prática fundamental para colocar no prato itens que se complementam, de modo que haja um bom equilíbrio nutricional. Dessa forma, a ação nutritiva potencializa e promove mais saúde e bem-estar no dia a dia dos nossos alunos. O consumo de carboidratos e proteínas é essencial para uma boa saúde. Porém, para que haja equilíbrio nutricional, é fundamental que a quantidade seja correta, assim como a associação entre ambos. Trazemos esse equilíbrio para a Cantina, respeitando, claro, a rotina e as preferências dos nossos alunos. Nada é imposto, mas deixamos claro o nosso incentivo a uma alimentação balanceada, que propicie saúde e bom funcionamento do organismo. Especialistas apontam que, em geral, os carboidratos devem compor aproximadamente 60% do total da alimentação diária de uma pessoa, e as proteínas, 25% — os 15% restantes ficam por conta das gorduras. A recomendação é que a alimentação diária seja composta por 45-65% de carboidratos, 10-30% de proteínas e o restante para as gorduras. Contudo, tudo isso deve ser tratado de maneira individual, respeitando a composição corporal, rotina e preferências de cada indivíduo. Especialmente para quem pratica exercícios físicos, a associação entre carboidratos e proteínas é fundamental para obter melhores resultados e ajudar na recuperação muscular. Na primeira hora após o fim das atividades físicas, deve-se consumir carboidratos, como uma fruta ou uma batata doce, em conjunto com uma proteína em pó ou até mesmo um ovo ou frango.

Faça uma tabela de combinação de alimentos saudáveis Outra dica é montar uma tabela com uma combinação de alimentos que ajude a manter a saúde em dia! Para você não precisar correr atrás de mais informação, a gente já traz aqui mesmo algumas ideias para começar a sua. Confira:

  • Arroz e feijão — não é à toa que os brasileiros combinam esses dois alimentos desde sempre. A união de diferentes aminoácidos que fazem parte desses grãos forma uma poderosa proteína, mas de origem vegetal;

  • Cenoura e laranja — ambas são ricas em vitamina C, porém, as fibras da cenoura ajudam a controlar o pico glicêmico gerado pelos carboidratos da fruta, deixando a combinação ainda mais completa e ótima para um suco;

  • Carne e alecrim — quando aquecida, a carne causa danos ao DNA e acelera o envelhecimento. O alecrim, no entanto, desacelera um pouco esse processo, graças aos ácidos que o compõem;

  • Tomate e azeite — o tomate é rico em licopeno, um antioxidante maravilhoso que desacelera o envelhecimento, mas que só é ativo quando faz uma parceria com uma gordura — o azeite dá um empurrãozinho para o licopeno chegar lá.

Fonte: https://blog.livup.com.br/combinacao-de-alimentos/



Alunos protagonistas e prontos para criar grandes oportunidades.

Somos a melhor escola do eixo Raposo Tavares, na região do Butantã e Granja Viana, para os estudantes e suas famílias. A educação integral do indivíduo (social, afetivo, físico, intelectual e cultural) tem o poder transformador na sua vida pessoal e na sua vida em sociedade para a construção de um mundo mais humano nas relações interpessoais e mais consciente nas suas escolhas.

Nossa prática norteia o respeito, a responsabilidade, a empatia, a ética, a inteligência emocional e o compromisso social.

Fale conosco e venha para o Colégio Giusto!


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