Cronograma ENEM 2022: Data das Inscrições (Calendário a ser confirmado)

O INEP é o responsável por divulgar o cronograma ENEM 2022. Através deste calendário os estudantes ficam cientes das datas de cada um dos processos do Exame Nacional do Ensino Médio. Neste post, confira o cronograma ENEM 2022 atualizado!

Desde 2017 o ENEM passou a ser feito em dois domingos consecutivos.

Antigamente, as provas eram feitas em apenas um final de semana, deixando os participantes ainda mais cansados e sem tanta concentração para responder às questões.

A seguir, confira quais são as provas de cada um dos dias:

  • 1º domingo de prova: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias;

  • 2º domingo de prova: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.

As provas do Enem 2022 serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro, dois domingos, e seguirão o mesmo formato dos últimos anos. O edital com as demais datas e regras do exame será publicado em março ou abril.

Datas Enem 2022

Edital: abril

Pedidos de isenção da taxa: rolou até o dia 15 de abril

Inscrições: maio (provável)

Cartão com local da prova: outubro (provável)

Provas: 13 e 20 de novembro

Resultado: janeiro de 2023 (provável)

Todos os estudantes que estão no ensino médio ou já concluíram os estudos poderão se inscrever no Enem 2022.

As inscrições para o Enem 2022 deverão ser feitas na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/) , por meio de login no portal gov.br. Os estudantes deverão possuir CPF próprio para fazer a inscrição. Em ambos os dias os portões dos locais de provas são fechados às 13h, e o exame começa às 13h30. A duração é de cinco horas e meia no primeiro dia e, no segundo, cinco horas.

Mudanças em breve Enem e o Novo Ensino Médio O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve mudar para atender ao Novo Ensino Médio. A adequação ao currículo está prevista para 2024, ocasião em que as provas do primeiro dia passarão a ser compostas por áreas da BNCC e as do segundo serão montadas de acordo com o Itinerário Formativo referente ao curso superior que o estudante deseja. Atualmente, o Enem é igual para todos os participantes, contemplando todas as áreas de ensino: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação.


Confira neste blog também, as maiores notas de ENEM dos alunos GIUSTO.




4 visualizações0 comentário