Dicas de Alfabetização para os pais participarem deste momento

Atualizado: 23 de fev.

Separamos dicas incríveis para ajudar os pais a contribuir no processo de alfabetização de seus filhos


A alfabetização é um processo que tem início ainda na primeira infância. Ou seja, não só o colégio, mas também tudo o que os pais ensinam faz parte do processo de ensino-aprendizagem da criança, pois a criança vivencia diversas situações de leitura e escrita no seu cotidiano.

Não se trata de ensinar formalmente a criança a ler e escrever (essa função não cabe aos pais, mas sim ao professor), mas sim fazer com que a criança tenha contato com a leitura, a escrita, as frases, os números e suas quantidades em seu ambiente de convivência, com simples ações. Por isso, as dicas de alfabetização abaixo podem fazer parte da rotina das famílias para auxiliar a criança em seu aprendizado, em especial quando estão em casa!

Dicas de alfabetização para os pais praticarem com as crianças

1 - Momento da leitura

Ter todos os dias o momento da leitura com a criança (utilizando livros infantis, revistas, gibis) para que ela tenha contato com as letras, palavras, pausa entre as palavras, rimas, frases etc. é um passo muito importante para o processo de alfabetização.


2 - Final diferente

Primeiramente, junto com a criança, escolha uma história, de preferência alguma história conhecida e leia com ela, mas ao invés de ler o final que ela já conhece, proponha que a própria criança crie um final diferente.


3 - Viveram felizes para sempre

Para esta atividade, escolha uma história não muito grande e se revezem na leitura (a família toda pode participar). Depois, diga “Ah, mas não acabou! Tudo parecia resolvido quando…” e deixe que as crianças inventem um novo final.


4 - Criatividade

Se for possível, recorte personagens de diferentes histórias infantis que a criança já identifica e coloque-os em um saquinho ou caixa e em seguida, chame a família para participar. Tire um personagem e comece a contar a história, mas, em seguida, tire outro personagem e peça para seu filho continuar a história, aproveitando o que ele já sabe sobre o personagem e tentando cruzar a história com o primeiro personagem.


5 - Alfabeto

Para as crianças que ainda não identificam as letras do alfabeto, apresente a música Suco Gelado (ou outra música com alfabeto) para a criança, lendo o alfabeto. Em seguida, escreva-o em uma folha e peça para a criança copiar as letras.


6 - Caça às rimas

Mostrar um objeto para a criança (panela, por exemplo) e pedir para ela encontrar pela casa objetos cujos nomes rimem.


7 - Cozinha compartilhada

Elaborar uma receita com as crianças e aproveitar este momento para apresentar as medidas para os pequenos. Este momento é muito divertido e lúdico para a criançada. Durante a receita de um bolo, por exemplo, vá perguntando para a criança: “Vamos ver o que ainda falta colocar? Ah, ainda faltam duas xícaras de leite, está escrito aqui!”. Deixe que a criança coloque a mão na massa também e se divirta!


8 – Sequência

Espalhar números pela casa, pedir que a criança anote, ordene e escreva de onde tirou cada um deles.


9 - Construção de palavras

Sugerir que a criança recorte letras de revistas antigas e com elas construa palavras que já conhece.


10 - Lista de palavras

Elabore listas com palavras que fazem parte do cotidiano da criança, por exemplo: frutas, animais, brinquedos. Apresente a lista para a criança, dê dicas sobre qual é o tema da lista e peça para que ela leia as palavras.


11 – Leitura

Apresente para a criança textos curtos que ela já conheça, leia com a criança indicando com o dedo onde está lendo e depois peça que ela também indique e circule no texto pelo menos umas três palavras que você ditar.


12 - Leitura dos rótulos

Nos momentos em que a família está reunida, se alimentando ou fazendo as refeições, é interessante aproveitar as embalagens dos alimentos disponíveis neste momento para ler junto com o seu filho.


https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/criancas/41-das-criancas-de-6-e-7-anos-nao-sabem-ler-e-nem-escrever,736b65a7f162479723f03ba04516edf868xeqhng.html



Alunos protagonistas e prontos para criar grandes oportunidades.

Somos a melhor escola do eixo Raposo Tavares, na região do Butantã e Granja Viana, para os estudantes e suas famílias. A educação integral do indivíduo (social, afetivo, físico, intelectual e cultural) tem o poder transformador na sua vida pessoal e na sua vida em sociedade para a construção de um mundo mais humano nas relações interpessoais e mais consciente nas suas escolhas.

Nossa prática norteia o respeito, a responsabilidade, a empatia, a ética, a inteligência emocional e o compromisso social.

Fale conosco e venha para o Colégio Giusto!

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo