Dicas de Organização Financeira

Atualizado: Out 8



Manter a organização demanda tempo, mas é possível colocar tudo em ordem e regular suas finanças. 1. Gaste menos do que ganha A primeira dica é óbvia. Gaste apenas o dinheiro que você tem. Parece simples, mas muitos caem nessa armadilha, principalmente com o uso do cartão de crédito. Então tome cuidado, e, se necessário, abandone esse tipo de cartão. Desenvolva novos hábitos para conseguir alcançar esse objetivo e faça uma planilha de despesas detalhada, com o que você gastou em dinheiro, crédito e débito para ter um controle minucioso ao final do mês. Recomenda-se o uso de débito em vez de dinheiro, pois, dessa forma, o recibo aparecerá no extrato, facilitando o processo. Feito isso, você também poderá iniciar o planejamento de um orçamento anual.


2. Livre-se das dívidas Uma boa forma de se livrar das dívidas é entrando em contato com os credores para saber qual o valor atual e tentar pagá-lo à vista. Faça uma contraproposta interessante para tentar reduzi-la.


3. Tenha um fundo de emergência

O fundo de emergência é extremamente essencial para quem quer controlar a vida financeira. Ele tem como objetivo cobrir as despesas em situações que fugirem de controle. Para isso pode-se utilizar da “Regra 50-15-35”. Divida as despesas em três categorias e para cada uma, uma parcela da renda: 50% para gastos indispensáveis, 15% para prioridades financeiras e 35% para despesas relacionadas ao estilo de vida.


4. Tenha metas O estabelecimento de objetivos finais ajuda muito no planejamento financeiro. Uma viagem ou um carro novo? Qualquer que seja sua meta, seja ela de curto, médio ou longo prazo, ajudará a economizar um dinheiro que será importante.


5. Reduza as contas Tente reduzir o número de contas em instituições diferentes para facilitar o controle. Concentrar tudo em uma instituição só seria o ideal, mas nem sempre é possível.


6. Estabeleça um bom método para guardar recibos Guardar e manter os recibos organizados é um outro passo para uma organização financeira eficiente. Caso necessário, separe os recibos por tipo ou categoria para simplificar a organização, mas não seja detalhista em excesso.


7. Anote seus gastos Acompanhar seus gastos de perto é o melhor jeito de começar a se organizar financeiramente. Para isso, tenha sempre consigo um lugar para fazer anotações sempre que necessário.


8. Use um aplicativo ou planilha Nem sempre é fácil fazer isso tudo sozinho e, portanto, já existem no mercado alguns programas de computador que ajudam no processo organizacional das finanças. Fonte: www.codemoney.com.br


Alunos protagonistas e prontos para criar grandes oportunidades.

Somos a melhor escola do eixo Raposo Tavares, na região do Butantã e Granja Viana, para os estudantes e suas famílias. A educação integral do indivíduo (social, afetivo, físico, intelectual e cultural) tem o poder transformador na sua vida pessoal e na sua vida em sociedade para a construção de um mundo mais humano nas relações interpessoais e mais consciente nas suas escolhas.

Nossa prática norteia o respeito, a responsabilidade, a empatia, a ética, a inteligência emocional e o compromisso social.

Fale conosco e vem para o Colégio Giusto!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo