EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL: Empatia X Simpatia

Atualizado: Ago 19

Qual a importância de ensinarmos o significado dessas palavras aos nossos alunos


Os temas abordados nas aulas de Educação Socioemocional, com as turmas do Fundamental II enriquecem as aulas semanais. Em uma das aulas propusemos um debate sobre os conceitos seguindo o DNA Giusto, que faz questão de sempre desenvolver o senso crítico dos alunos. Comece assistindo a este vídeo muito legal utilizado em nossas aulas e que carrega uma linda lição para todos nós. Separe dois minutinhos do seu dia e divirta-se.


A Empatia e a Simpatia são dois pilares da Inteligência Emocional. Tanto na escrita como oralmente, as pessoas utilizam ora “empatia” ora “simpatia”, mas as duas palavras não têm o mesmo significado.

Origem da Empatia e da Simpatia

Empatia e simpatia são características que, no geral, são boas – O que significam?

Tanto a empatia como a simpatia têm a sua origem no termo grego “pathos”, que se refere à experiência do “sofrimento, sentimento”.

Para além disso, o prefixo “sym-” vem do grego “sýn” que significa “com e próximo de”.

O prefixo “em-” também deriva do termo grego “en”, que significa “dentro”.


Responder com Simpatia

Sentir simpatia por alguém é positivo porque é um reconhecimento dos sentimentos do outro ou de uma situação pela qual ele está passando. Ser simpático é dizer: “Estou te escutando e valorizo os seus sentimentos”. Inclusive, poderíamos demonstrá-lo socialmente com mais frequência.

A simpatia é geralmente demonstrada em situações difíceis, através de consideração e pena.

O conceito de simpatia, tal como o prefixo grego salienta, trata-se de estar “perto de ou com”, e isso demonstra uma certa distância entre alguém que sente simpatia e a situação com a qual está se conectando. A compaixão permite-lhe pensar numa situação, mas permanece a uma distância segura e o seu estado emocional, provavelmente, não terá um envolvimento profundo.

A simpatia é, sobretudo, observação e aceitação da experiência de alguém. Pode significar “sentir pena” de alguém, o que é um reconhecimento de uma situação. A simpatia é “sentir com”, em vez de sentir profundamente pela pessoa. Por isso, há um distanciamento natural da situação.

O que é Empatia?

Ser uma pessoa empática e sentir empatia é uma reação emocional muito mais abrangente e intensa face a uma situação pela qual outra pessoa ou um grupo de pessoas está passando. Ter uma resposta genuinamente empática pode ser um cocktail de emoções para gerir, porque se está assumindo os sentimentos da pessoa ou das pessoas com quem estamos nos conectando.

Essa é a verdadeira diferença entre empatia e simpatia – em vez de se sentir com alguém, estamos sentindo pela pessoa. É experimentar um pedaço das suas emoções e sentimentos porque se vê as coisas da perspectiva dela.

Praticar Empatia

A empatia tem a ver com, genuinamente, imaginar e tentar sentir como é estar no lugar de outra pessoa. É colocar-se verdadeiramente no meio da emoção. Isto pode ser incrivelmente difícil fazer uma e outra vez, mas dá uma perspectiva única que pode levar a uma ação positiva.

A simpatia pode ser uma expressão de “É difícil, e eu sei que é difícil”, mas a empatia incentiva-nos a pensar porquê e como um cenário é negativo, o que pode levar a soluções mais intuitivas e inovadoras.

Sentir empatia surge naturalmente em algumas pessoas, mas pode ser uma escolha. Podemos escolher começar a ver as coisas com outra perspectiva, vê-las com outros olhos.

Isto dá-nos a possibilidade de crescermos verdadeiramente, permitindo-nos sentir novas emoções e assumir pontos de vista novos e únicos.


Fonte: Forbes


Alunos protagonistas e prontos para criar grandes oportunidades.

Somos a melhor escola do eixo Raposo Tavares, na região do Butantã e Granja Viana, para os estudantes e suas famílias.

A educação integral do indivíduo (social, afetivo, físico, intelectual e cultural) tem o poder transformador na sua vida pessoal e na sua vida em sociedade para a construção de um mundo mais humano nas relações interpessoais e mais consciente nas suas escolhas.

Nossa prática norteia o respeito, a responsabilidade, a empatia, a ética e o compromisso social.

Fale conosco e vem para o Colégio Giusto!


Posts recentes

Ver tudo