Entendendo o que mudou na nova Educação Infantil

Por Christiane Cerretto

Coordenadora Pedagógica e Orientadora Educacional



A nossa escola é lugar de celebração: celebrar a ação e produzir conhecimento e cultura.


Nossa Equipe Pedagógica sempre esteve atenta à produção de conhecimento na Educação, mantendo-se sempre atualizada e capacitada para oferecer ensino de qualidade aos nossos alunos.


Acompanhamos e estudamos meticulosamente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) , documento do Ministério da Educação que define quais são as competências e habilidades a serem desenvolvidas de Educação Infantil ao Ensino Médio, desde a sua primeira versão em 2015 de forma que já estávamos adequados às novas diretrizes antes mesmo do prazo final para sua implementação.


Intensificamos a formação e capacitação da equipe para compreender e nos adequar às suas determinações que estabelece os cinco Campos de Experiência específicos para a Educação Infantil.


Mas o que isso significa?


Como o nome diz, se refere a definição das experiências fundamentais que a criança deve passar para que aprenda e se desenvolva de acordo com o esperado na fase da Educação Infantil.


Os Campos de Experiência dão ênfase às noções, habilidades, atitudes, valores e afetos que as crianças devem desenvolver até os 5 anos.



O conhecimento vem com as experiências que cada criança vai vivenciar no ambiente escolar.


Na Educação Infantil a criança deve vivenciar, experimentar, experienciar e fazer, tornando-se protagonista no desenvolvimento de suas potencialidades.


A criança precisa ter tempo e oportunidades através das importantes intervenções da professora para adquirir os conhecimentos adequados e esperados para esta fase escolar.


Quais são os cinco Campos de Experiência?


  • O eu, o outro e o nós

  • Corpo, gestos e movimentos

  • Traços, sons, cores e formas

  • Escuta, fala, pensamento e imaginação

  • Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações


É sobre estes Campos de Experiência e a forma como estão organizados que nossa equipe planeja suas aulas e atividades, de acordo com o tempo e oferecendo o espaço que cada criança precisa para se expressar, acompanhando de perto as reações únicas e pessoais.


Ou seja, cada atividade, ferramenta pedagógica, interação ou movimento dos nossos professores está diretamente comprometido com as necessidades e interesses de cada criança.


Alunos protagonistas e prontos para criar grandes oportunidades.

Somos a melhor escola do eixo Raposo Tavares, na região do Butantã e Granja Viana, para os estudantes e suas famílias. A educação integral do indivíduo (social, afetivo, físico, intelectual e cultural) tem o poder transformador na sua vida pessoal e na sua vida em sociedade para a construção de um mundo mais humano nas relações interpessoais e mais consciente nas suas escolhas.

Nossa prática norteia o respeito, a responsabilidade, a empatia, a ética, a inteligência emocional e o compromisso social.

Fale conosco e venha para o Colégio Giusto!


23 visualizações0 comentário