Fortalecimento dos vínculos

Atualizado: Ago 10

Em 2020 fomos, repentinamente, “convidados” a nos retirar de cena. Nos recolhemos, e então, conhecemos novas restrições de convívio, distanciamento e solidão. A escola silenciou, as crianças e adolescentes viram o quarto e o computador se transformarem no único meio de se protegerem e de se conectar com os amigos, com o conhecimento, com o mundo.

Com isso, o calor do abraço, as risadas no pátio, as conversas, a interação na sala de aula transformaram-se em conversas no chat, sorriso por trás da máscara e a esperança de um dia tudo voltar ao normal.

É um novo contexto, um novo formato de vida que trouxe e ainda traz sequelas emocionais profundas. Falar, ser ouvido, ver a expressão do outro, sentir o cheiro, o toque, ver as cores, sentir o ambiente, interagir, crescer. Hoje demonstrar cuidado, autocuidado, amor ao próximo e amor próprio significa usar máscara, manter-se fisicamente distante e higienizar as mãos com frequência.

Mas nada substitui ver um amigo, estar com o professor e entrar na sua escola sem as lentes digitais, esta sensação ameniza a saudade, tranquiliza o coração, acolhe a alma, além de trazer uma sensação real de que tudo vai ficar bem.

Os vínculos são fortalecidos, o coração se alegra e a mente funciona melhor. Voltar com segurança e responsabilidade é urgente para mantermos a saúde e o equilíbrio mental, físico, emocional e espiritual.

Somente interagindo com o outro sou capaz de aprender a me relacionar, aprender a viver, aprender a compartilhar, tudo flui melhor, mais leve, me comprometo com o outro e me torno mais responsável, fazer tudo sozinho é muito chato, além de angustiante e solitário.

Pensando nisso tudo, temos, incansavelmente, estudado maneiras de trazer os alunos para o ambiente escolar, respeitando as determinações da Secretaria Municipal de Saúde de SP.

Estimular os alunos a voltar, preparação de pesquisas/enquetes, comunicados, atendimento a pais, atendimento a alunos, reuniões coletivas, estas são algumas ações para fortalecer o vínculo e aproximar o aluno cada dia mais dos Tempos bons, dos Tempos de Escola, dos Tempos de Giusto.


Por Christiane Cerretto, Orientadora Educacional e Coordenadora Pedagógica












Alunos protagonistas e prontos para criar grandes oportunidades.

Somos a melhor escola do eixo Raposo Tavares, na região do Butantã e Granja Viana, para os estudantes e suas famílias.

A educação integral do indivíduo (social, afetivo, físico, intelectual e cultural) tem o poder transformador na sua vida pessoal e na sua vida em sociedade para a construção de um mundo mais humano nas relações interpessoais e mais consciente nas suas escolhas.

Nossa prática norteia o respeito, a responsabilidade, a empatia, a ética e o compromisso social.

Fale conosco e vem para o Colégio Giusto!

Posts recentes

Ver tudo