Giusto de olho no mundo

Atualizado: Ago 30

Talibã retoma poder depois de 20 anos



De olho no vestibular, e sempre trazendo o que tem de mais atual no mundo, o professor Felipe gravou um vídeo super esclarecedor para os nossos alunos. Nosso objetivo é que os estudantes do Giusto pensem fora da caixa e possam entender, de fato, a política mundial e as discussões que surgem em torno dela.

Embarque para entender a trajetória desse fato:

Analistas dos serviços de inteligência dos EUA previam que demoraria várias semanas até que o governo civil do Afeganistão em Cabul fosse destituído pelos combatentes do Talibã. Na verdade, o movimento levou apenas alguns dias.

Na segunda quinzena de agosto, militantes do Talibã retomaram a capital do Afeganistão quase duas décadas depois de serem expulsos de Cabul pelas tropas norte-americanas. Essa expulsão aconteceu logo após o atentado de 11 de setembro, orquestrado pela Al Qaeda, liderado por Osama Bin Laden.

Na época, mais precisamente um mês após o ataque às torres gêmeas, os EUA e as forças aliadas invadiram o Afeganistão, com o objetivo de impedir o Talibã de fornecer um porto seguro para a Al Qaeda – e também de a Al Qaeda de usar o Afeganistão como base de operações para atividades terroristas.

Voltando para a atual situação, embora as forças de segurança afegãs estivessem bem financiadas e equipadas, elas ofereceram pouca resistência enquanto os militantes do Talibã tomavam grande parte do país, após a retirada dos militares dos EUA, a partir do início de julho.

No mesmo dia, o presidente afegão Ashraf Ghani fugiu do país, abandonando o palácio presidencial aos combatentes do Talibã.

As autoridades norte-americanas já admitiram que calcularam mal a velocidade do avanço dos militantes pelo país. A respeito das forças de segurança nacional do Afeganistão, o secretário de Estado Antony Blinken afirmou: “O fato é que vimos que aquela força não foi capaz de defender o país – e isso aconteceu mais rapidamente do que prevíamos”.

O rápido sucesso do Talibã trouxe questões sobre como o grupo insurgente foi capaz de ganhar o controle logo após a retirada dos EUA do Afeganistão – e, após quase 20 anos de conflito na guerra mais longa dos EUA, sobre o que exatamente o grupo deseja.

Depois que o Talibã capturou Cabul em 1996, a organização islâmica sunita estabeleceu regras rígidas. As mulheres tinham que usar coberturas da cabeça aos pés, não tinham permissão para estudar ou trabalhar e foram proibidas de viajar sozinhas. TV, música e feriados não islâmicos também foram proibidos.

Nas duas décadas desde que foi destituído do poder, o Talibã tem travado uma insurreição contra as forças aliadas e o governo afegão apoiado pelos EUA.

O Talibã é liderado por Mawlawi Haibatullah Akhundzada, um clérigo religioso sênior da geração fundadora do Talibã.

Na 1ª entrevista coletiva desde que o Talibã assumiu o poder no Afeganistão, o porta-voz Zabihullah Mujahid afirmou que os direitos das mulheres serão respeitados, desde que esses direitos estejam de acordo com a Lei Islâmica. As informações são da Associated Press.




Alunos protagonistas e prontos para criar grandes oportunidades.

Somos a melhor escola do eixo Raposo Tavares, na região do Butantã e Granja Viana, para os estudantes e suas famílias. A educação integral do indivíduo (social, afetivo, físico, intelectual e cultural) tem o poder transformador na sua vida pessoal e na sua vida em sociedade para a construção de um mundo mais humano nas relações interpessoais e mais consciente nas suas escolhas. Nossa prática norteia o respeito, a responsabilidade, a empatia, a ética e o compromisso social.


Fale conosco e vem para o Colégio Giusto!


Posts recentes

Ver tudo