James Webb: veja em infográficos o que revelam as fotos do supertelescópio

Os alunos do Giusto terão oportunidade de estudar alguns aspectos deste incrível telescópio espacial nas aulas de Física, com o profe Sérgio, que vai trazer os dados coletados pelo JWST em diversos momentos das suas aulas.


Para marcar o início oficial de suas observações, o telescópio espacial James Webb, lançado no ano passado, apresentou uma série de imagens e dados científicos nesta terça (11). O maior telescópio espacial já lançado pela ciência divulgou na terça (11/07) não só imagens e dados científicos de suas primeiras observações (veja as fotos).

As imagens mostram duas nebulosas (gigantes nuvens de poeira e gás que pairam no espaço), um aglomerado de galáxias e um grupo de cinco de galáxias a cerca de 290 milhões de anos-luz de distância.





Aglomerado de galáxias


Essa foi a primeira foto colorida divulgada pelo telescópio espacial James Webb, o observatório espacial mais potente do mundo. Segundo a Nasa, a imagem é a visão infravermelha mais profunda e nítida do universo até então. Nela, é possível ver um aglomerado de galáxias chamado de SMACS 0723, exatamente como ele era há cerca de 4,6 bilhões de anos.

O projeto é fruto de uma imensa colaboração internacional e integra recursos canadenses e europeus. Mais de 10.000 pessoas trabalharam no projeto, que teve orçamento final de cerca de US$ 10 bilhões, mais de R$ 54 bilhões.


O JWST tem duas missões científicas principais. Primeiro, explorar as fases iniciais da história cósmica, viajando a mais de 13 bilhões de anos-luz de distância da Terra para refletir imagens de galáxias distantes. Seu segundo grande objetivo é a descoberta de exoplanetas, ou seja, planetas fora do sistema solar. Também investigará o potencial de vida nesses mundos estudando suas atmosferas.


Alunos protagonistas e prontos para criar grandes oportunidades.

Somos a melhor escola do eixo Raposo Tavares, na região do Butantã e Granja Viana, para os estudantes e suas famílias. A educação integral do indivíduo (social, afetivo, físico, intelectual e cultural) tem o poder transformador na sua vida pessoal e na sua vida em sociedade para a construção de um mundo mais humano nas relações interpessoais e mais consciente nas suas escolhas.

Nossa prática norteia o respeito, a responsabilidade, a empatia, a ética, a inteligência emocional e o compromisso social.

Fale conosco e venha para o Colégio Giusto!

4 visualizações0 comentário