MEMORIZAR OU DECORAR

Por Diretor e Profe Manoel Ochoa O Teatro no Giusto é rico e especial e os alunos se mostram cada vez mais à vontade no palco, esbanjando talento. “Uma grande questão que surge quando alguém quer fazer teatro é a seguinte: tenho que decorar texto? Eu tenho dificuldade para isso! Será que eu dou conta? E se eu esquecer? Decorar é um verbo que não tem nada a ver com memorização. Está mais afeito talvez à cenografia do que com o texto da peça. Decor é uma palavra francesa que significa decoração. Memorizar significa ter informações internas importantes para a realização de qualquer atividade, em qualquer profissão. Isso se transforma em algo orgânico e estará lá no momento que você precisar. Então, no Curso de Teatro são praticadas técnicas de cognição e envolvimento emocional que permitem ao aluno dar conta desse processo. Memorizar uma fala teatral é ficar em sintonia com seu colega e com o contexto da cena. Memorizar é uma atividade orgânica que se remete à construção da Memória Emotiva.”











Dicas de memorização - fonte: Portal dos Atores Saiba o que você está dizendo. A primeira vez que ler o texto, ouça as palavras. Concentre-se em fazer uma pausa entre cada fala, realmente absorva o que está sendo dito e vá para a cena de maneiras diferentes, jogando com as intenções, ações e estimulações. A tecnologia é amiga e não inimiga. Não há tempo para ensaiar com um amigo ou membro da família? Aplicativos de gravação de som estão se tornando cada vez mais populares, especialmente entre atores que precisam se preparar rapidamente para audições. Escute o texto. Escreva o texto em uma folha enquanto fala as palavras em voz alta, como você escreve; não depois que você escreve, mas enquanto você escreve a frase. Dessa forma, você está escrevendo, falando, e, em essência, tirando as palavras de você, tanto mentalmente quanto fisicamente. Use sua imaginação. Desde a primeira vez que você ler a cena, leia como um bom romance e imagine a cena como se fosse real. Assim a realidade e o fluxo da cena irão começar a fazer mais sentido para você. É ver para crer. Tente memorizar imagens em vez de falas. É uma técnica muito usada quando se está dirigindo atores para interpretar Shakespeare ou qualquer material que emprega imagens ou linguagem descritiva, desde que o ator tenha uma boa imaginação. “Leia o texto, repetidas e repetidas vezes, até 400 vezes, até que quase se transforme em um ato reflexivo. É minha superstição. Se conheço o texto o suficientemente bem, então posso ir até o cenário e me sentir relaxado”. Anthony Hopkins


Alunos protagonistas e prontos para criar grandes oportunidades.

Somos a melhor escola do eixo Raposo Tavares, na região do Butantã e Granja Viana, para os estudantes e suas famílias. A educação integral do indivíduo (social, afetivo, físico, intelectual e cultural) tem o poder transformador na sua vida pessoal e na sua vida em sociedade para a construção de um mundo mais humano nas relações interpessoais e mais consciente nas suas escolhas.

Nossa prática norteia o respeito, a responsabilidade, a empatia, a ética, a inteligência emocional e o compromisso social.

Fale conosco e venha para o Colégio Giusto!

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo