Novo Ensino Médio

Atualizado: 8 de fev.

Fique por dentro das mudanças!


Já faz tempo que o Giusto se adaptou ao Novo Ensino Médio, somos pioneiros na região, pois oferecer ensino de ponta está em nosso DNA, mas também para que quando entrasse em vigor, nossa equipe pedagógica estivesse tranquila e segura para a implantação obrigatória nacional. E se você tem alguma dúvida sobre ele, entenda: O que é o Novo Ensino Médio?

O Novo Ensino Médio é um modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento que permitirá ao jovem optar por uma formação técnica e profissionalizante. Ao final do ensino médio o aluno receberá além do certificado do ensino médio regular também o certificado do curso técnico ou profissionalizante que cursou. Quais serão os benefícios para os estudantes com a nova organização curricular? O Novo Ensino Médio pretende atender às necessidades e às expectativas dos jovens, fortalecendo o protagonismo juvenil na medida em que possibilita aos estudantes escolher o itinerário formativo no qual desejam aprofundar seus conhecimentos. Um currículo que contemple uma formação geral, orientada pela BNCC*, e também itinerários formativos que possibilitem aos estudantes aprofundar seus estudos na(s) área(s) de conhecimento com a(s) qual(is) se identificam ou, ainda, em curso(s) ou habilitações de formação técnica e profissional, contribuirá para maior interesse dos jovens em acessar a escola e, consequentemente, para sua permanência e melhoria dos resultados da aprendizagem.

*BNCC é a Base Nacional Comum Curricular, um conjunto de orientações que deverá nortear a (re)elaboração dos currículos de referência das escolas das redes públicas e privadas de ensino de todo o Brasil. Quais são as novas matérias do ensino médio?

O novo currículo do Ensino Médio é organizado por áreas de conhecimento e não por matérias e será composta por 4 áreas de conhecimento mais 1 de formação Técnica e Profissional. Na nova estrutura, até 1.800 horas da carga horária contemplam habilidades e competências relacionadas às 04 áreas do conhecimento. São eles: Matemáticas e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; E, no mínimo, 1.200 horas são flexíveis e ficarão reservados para a Formação Técnica e Profissional.

Quer se aprofundar no assunto e saber mais sobre as matérias e áreas de conhecimento? Em agosto de 2021, fizemos uma matéria bem completa para vocês.


Leia mais: https://www.giustozonzini.com.br/post/no-giusto-a-implanta%C3%A7%C3%A3o-do-novo-ensino-m%C3%A9dio



Alunos protagonistas e prontos para criar grandes oportunidades.

Somos a melhor escola do eixo Raposo Tavares, na região do Butantã e Granja Viana, para os estudantes e suas famílias. A educação integral do indivíduo (social, afetivo, físico, intelectual e cultural) tem o poder transformador na sua vida pessoal e na sua vida em sociedade para a construção de um mundo mais humano nas relações interpessoais e mais consciente nas suas escolhas.

Nossa prática norteia o respeito, a responsabilidade, a empatia, a ética, a inteligência emocional e o compromisso social.

Fale conosco e venha para o Colégio Giusto!

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo