Orientação Educacional

Atualizado: Set 3

Humanização nos processos de aprendizagem e crescimento individual


Entre o time de Educadores do Giusto, e que se diga de passagem “um timaçoooo”, está a Christiane que acumula em seu currículo a formação de Orientadora Educacional; uma profissional que zela pela formação dos alunos como cidadãos, ajuda os professores a compreender os comportamentos das crianças e cuida das relações com a comunidade.


VAMOS APRENDER MAIS SOBRE O PAPEL DA ORIENTADORA EDUCACIONAL!

Na escola, o orientador educacional é um dos membros da equipe gestora, ao lado do diretor e do coordenador pedagógico. É o principal responsável pelo desenvolvimento individual de cada aluno, dando suporte a sua formação como cidadão, à reflexão sobre valores morais e éticos e à resolução de conflitos.

Ao lado do professor, esse profissional zela pelo processo de aprendizagem e formação dos estudantes por meio do auxílio ao docente na compreensão dos comportamentos das crianças. Ou seja: enquanto o professor se ocupa em cumprir o currículo disciplinar, o orientador educacional se preocupa com os conteúdos atitudinais, o chamado currículo oculto. Nele, entram aspectos que as crianças aprendem na escola de forma não explícita: valores e a construção de relações interpessoais.


Para conseguir realizar seu trabalho, o profissional que ocupa esse cargo não pode ficar o tempo inteiro em sua sala, apenas recebendo alunos retirados da aula ou que desrespeitaram um colega ou um professor. Ele só consegue saber o que está acontecendo na escola, entender quais são os comportamentos das crianças e propor encaminhamentos adequados quando circula pelos espaços e convive com os estudantes.


Esse trabalho também ultrapassa os muros da escola. O orientador deve atuar como uma ponte entre a instituição e a comunidade, entendendo sua realidade, ouvindo o que ela tem a dizer e abrindo o diálogo entre suas expectativas e o planejamento escolar.


O que faz o orientador educacional?

✨Orienta os alunos em seu desenvolvimento pessoal, preocupando-se com a formação de seus valores, atitudes, emoções e sentimentos;

✨Ouve e dialoga com alunos, professores, gestores e responsáveis e com a comunidade;

✨Participa da organização e da realização do projeto político-pedagógico e da proposta pedagógica da escola;

✨Ajuda o professor a compreender o comportamento dos alunos e a agir de maneira adequada em relação a eles;

✨Ajuda o professor a lidar com as dificuldades de aprendizagem dos alunos;

✨Faz a mediação de conflitos entre alunos, professores e outros membros da comunidade;

✨Conhece a legislação educacional do país;

✨Circula pela escola e convive com os estudantes.




Alunos protagonistas e prontos para criar grandes oportunidades.

Somos a melhor escola do eixo Raposo Tavares, na região do Butantã e Granja Viana, para os estudantes e suas famílias. A educação integral do indivíduo (social, afetivo, físico, intelectual e cultural) tem o poder transformador na sua vida pessoal e na sua vida em sociedade para a construção de um mundo mais humano nas relações interpessoais e mais consciente nas suas escolhas. Nossa prática norteia o respeito, a responsabilidade, a empatia, a ética e o compromisso social.


Fale conosco e vem para o Colégio Giusto!

Posts recentes

Ver tudo