Por que ter aulas de Educação Socioemocional?

Atualizado: Ago 10

Emoções… Sentimos, vivemos, experimentamos, porém o desconhecido para muitos é nomear cada emoção e refletir sobre elas, de modo a superar as situações que se apresentam na vida. A emoção chega até nós quando o cérebro recebe um estímulo externo e sentimos as reações químicas e neurais baseadas nas memórias emocionais.

Memórias… São várias, de tudo que é jeito, as importantes, as intensas, as suaves, as boas, as memoráveis, as negativas, as densas, todas, absolutamente todas, escrevem a história pessoal, as memórias são intransferíveis, cada uma é única. São elas que definem o sentimento.

Sentimentos… Eles são as respostas às emoções, definem o que e como sentimos diante de uma emoção. A memória vem, aciona o sentimento e ele invade o coração, o estômago, a alma. Lidar com cada sentimento é a habilidade que muitos buscam incessantemente.

Inteligência Emocional… Muito se fala sobre ela, as relações clamam por ela, o eu profissional, o eu social, o eu emocional precisam desesperadamente da inteligência emocional para superar os desafios, aprender com eles, escrever novas rotas, novos caminhos, sempre em busca da felicidade no pensar, no agir, no ser, no fazer. A grande questão é: o mundo adulto pouco sabe das suas habilidades emocionais, e como desenvolvê-las a seu favor.

Educação Socioemocional… O século XXI trouxe a urgência, a necessidade de aprendermos a lidar com as emoções, e com este aprendizado usufruir de momentos de felicidade, de sucesso, de acalento com prósperos caminhos. Parte da Base Nacional Curricular Comum – BNCC – , as cinco competências que abrangem a educação socioemocional são: autoconhecimento, autogerenciamento, tomada responsável de decisões, habilidades de relacionamento e consciência social. A Educação Socioemocional passou a fazer parte do currículo escolar no ano de 2019 com o objetivo de desenvolver habilidades emocionais como proatividade, empatia, pensamento crítico, argumentação, entre outros. Não se trata de uma disciplina, mas uma consciência coletiva, que permeia todas as aulas e a prática dos professores no dia a dia.

Por Christiane Cerretto, Orientadora Educacional e Coordenadora Pedagógica












Alunos protagonistas e prontos para criar grandes oportunidades.

Somos a melhor escola do eixo Raposo Tavares, na região do Butantã e Granja Viana, para os estudantes e suas famílias.

A educação integral do indivíduo (social, afetivo, físico, intelectual e cultural) tem o poder transformador na sua vida pessoal e na sua vida em sociedade para a construção de um mundo mais humano nas relações interpessoais e mais consciente nas suas escolhas.

Nossa prática norteia o respeito, a responsabilidade, a empatia, a ética e o compromisso social.

Fale conosco e vem para o Colégio Giusto!

Posts recentes

Ver tudo