#pracegover
Atualizado: 15 de set. de 2021
Inclusão, de dentro para fora
Você sabia que, segundo um levantamento feito pela Organização Mundial de Saúde, existem aproximadamente 39 milhões de pessoas cegas no mundo? E que, ao contrário do que muita gente pensa, essa fatia da população também consome conteúdo em plataformas digitais? Nesse contexto, #PraCegoVer é fruto de um movimento iniciado lá em 2012, época em que o mercado de aplicativos ainda engatinhava e, consequentemente, muitos deles ainda não dispunham de funções de leitura para cegos e pessoas com deficiência visual. Com objetivo de trazer essa temática à tona de forma divertida e inclusiva, a professora baiana Patrícia Braille criou um evento no Facebook chamado #PraCegoVer, que convidava seus participantes a narrarem, no dia 4 de janeiro daquele ano, conteúdos da rede social para pessoas com deficiência visual. O sucesso da iniciativa foi tanto que o evento acabou se tornando uma página no Facebook, que hoje contabiliza mais de 20 mil curtidas. Seu intuito é de disseminar uma cultura de acessibilidade digital, sempre reforçando que atitudes muitas vezes simples fazem maravilhas no sentido de integrar pessoas com deficiência no universo das redes sociais.
O tempo passou, as redes sociais evoluíram e a hashtag passou a ser utilizada no Instagram, LinkedIn e até mesmo em redes consideradas ‘alternativas’, como Pinterest , Tik Tok e Behance. Muito embora seja incrível saber que uma iniciativa inspiradora dessas siga online, é bastante comum que ela seja confundida com o recurso de texto alternativo em postagens, como um alerta para a audiência de que trata-se de um conteúdo acessível e que a partir dali será feita uma descrição da imagem. (Fonte Guiaderodas.com)
Em sala de aula, a Professora Patrícia propôs com os alunos do Ensino Médio um trabalho que unia fotografia e geometria; ainda, pediu para que cada aluno fizesse a descrição da foto como forma de pessoas cegas poderem interagir com a atividade.
Veja abaixo as imagens (as mesmas que estão no post das redes sociais) com as respectivas legendas #PraCegoVer












Alunos protagonistas e prontos para criar grandes oportunidades.
Somos a melhor escola do eixo Raposo Tavares, na região do Butantã e Granja Viana, para os estudantes e suas famílias. Somos a melhor escola do eixo Raposo Tavares, na região do Butantã e Granja Viana, para os estudantes e suas famílias. A educação integral do indivíduo (social, afetivo, físico, intelectual e cultural) tem o poder transformador na sua vida pessoal e na sua vida em sociedade para a construção de um mundo mais humano nas relações interpessoais e mais consciente nas suas escolhas. Nossa prática norteia o respeito, a responsabilidade, a empatia, a ética, a inteligência emocional e o compromisso social.
Fale conosco e vem para o Colégio Giusto!