Quais são as experiências fundamentais para que a criança aprenda e se desenvolva?


A Educação Infantil e os 5 Campos de Experiência



Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) o início da Educação Infantil significa, na maioria das vezes, a primeira separação das crianças do contexto familiar. Esta é uma das características que tornam a relação da escola com as famílias uma relação de muita proximidade, e é exatamente por isso que estamos aqui para falar de pontos chaves para que você entenda as mudanças que vêm ocorrendo na Educação Básica como um todo e especificamente nos anos iniciais.


O conhecimento vem com a experiência que cada criança vai viver, em situações do dia-a-dia, primeiro em sua casa e depois no ambiente escolar, por isso Campos de Experiência.


“Educação Infantil, espaço para celebrar a convivência, as experiências e o aprendizado.”



A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define os Campos que enfatizam as noções, atitudes, valores, habilidades e afetos que as crianças devem desenvolver de 0 a 5 anos, leia mais sobre cada um destes Campos.


  • O eu, o outro e o nós

Construção da identidade e da subjetividade (seu modo de ser), conhecimento de si, construções das relações, construção de vínculos positivos e estáveis com colegas e professores.

Desenvolvimento de pertencimento ao grupo, respeito e o valor atribuído às diferentes tradições culturais são algumas das características deste Campo de Experiência.

Na prática - um bom exemplo é trabalhar atividades que desenvolvam auto imagem positiva e auto confiança em sua capacidade de enfrentar desafios e dificuldades.

  • Corpo, gestos e movimentos

Aqui a ênfase está nas experiências das crianças em situações de brincadeiras, nas quais exploram o espaço com o corpo e as diferentes formas de movimentos.

Valoriza também as brincadeiras de faz de conta, do mundo encantado da fantasia com as narrativas literárias e teatrais, incluindo experiências com dança, música e expressão corporal.

Na prática - um exemplo pode ser uma atividade de deslocamento de corpo com as noções embaixo, em cima, atrás, na frente, dentro, fora, etc.

  • Traços, sons, cores e formas

Este Campo vem ressaltar as experiências das crianças com as diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, incluindo o contato com a linguagem musical e as linguagens visuais. Valoriza a ampliação do repertório musical, o desenvolvimento de preferências, a exploração de diferentes objetos sonoros ou instrumentos musicais, as apresentações e/ou improvisações musicais e festas populares. Valoriza a atividade produtiva da criança envolvendo desenho, pintura, escultura, modelagem, colagem, gravura, fotografia, etc.

Na prática: Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.

  • Escuta, fala, pensamento e imaginação

A ênfase aqui é para as experiências com a linguagem oral que amplia as diversas formas sociais de comunicação presentes na cultura humana, como as conversas, cantigas, brincadeiras de roda, jogos cantados, etc. Dá um especial destaque para as experiências com a leitura de histórias que favoreçam aprendizagens relacionadas à leitura, ao comportamento leitor, à imaginação e à representação e, ainda, à linguagem escrita, convidando a criança a conhecer os detalhes do texto e das imagens e a ter contato com os personagens, a perceber no seu corpo as emoções geradas pela história, a imaginar cenários, construir novos desfechos, etc. Este Campo favorece as experiências com as práticas cotidianas de uso da escrita, entendendo que a escrita tem uma função social - a comunicação. A leitura e a escrita espontâneas são amplamente incentivadas pelo professor que apoia, acompanha e participa com intervenções significativas para organizar o pensamento da escrita da criança.

Na prática: Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea).



  • Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações

Neste último e igualmente importante Campo, enfatiza-se as experiências que favorecem a construção de noções espaciais relativas a uma situação estática (como a noção de longe e perto) ou a uma situação dinâmica (para frente, para trás), potencializando a organização do esquema corporal e a percepção espacial, a partir da exploração do corpo e dos objetos no espaço. Também destaca as experiências em relação ao tempo, favorecendo a construção das noções de tempo físico (dia e noite, estações do ano, ritmos biológicos) e cronológico (ontem, hoje, amanhã, semana, mês e ano), as noções de ordem temporal ("O aniversário do meu amigo é antes do meu””, “Vou visitar meu primo depois da escola”) e histórica (“Quando mudamos para nossa casa”, “Na época da Páscoa"). Há experiências em relação à medida, favorecendo a ideia de que, por meio de situações problemas em contextos lúdicos, as crianças possam ampliar, aprofundar e construir novos conhecimentos sobre medidas de objetos, de pessoas e de espaços, compreender procedimentos de contagem, aprender a adicionar ou subtrair quantidades aproximando-se das noções de números e conhecendo a sequência numérica verbal e escrita. A ideia é de que as crianças entendam que os números são recursos para representar quantidades e aprender a contar objetos usando a correspondência "um-a-um", comparando a quantidade de grupos de objetos utilizando relações como mais que, menos que, maior que e menor que.

Na prática: Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.


Christiane Cerretto

Coordenadora Pedagógica e

Orientadora Educacional

Fontes: basenacionalcomum.mec.gov.br, escolastransformadoras.com.br por Anna Penido, novaescola.org.br


Alunos protagonistas e prontos para criar grandes oportunidades.

Somos a melhor escola do eixo Raposo Tavares, na região do Butantã e Granja Viana, para os estudantes e suas famílias. A educação integral do indivíduo (social, afetivo, físico, intelectual e cultural) tem o poder transformador na sua vida pessoal e na sua vida em sociedade para a construção de um mundo mais humano nas relações interpessoais e mais consciente nas suas escolhas.

Nossa prática norteia o respeito, a responsabilidade, a empatia, a ética, a inteligência emocional e o compromisso social.

Fale conosco e venha para o Colégio Giusto!

19 visualizações0 comentário