Quem foi Frida Kahlo?

Cultura e Arte no Giusto.

Acidentes, vida conjugal conturbada, ativismo político, morte precoce.

Conheça a vida de uma das pintoras mais geniais da história.

Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón, mais conhecida por seu pseudônimo artístico, Frida Kahlo, nasceu na pequena vila de Coyoacán, próxima à cidade do México, no dia 06 de julho de 1907.

Frida era filha de Guillermo Kahlo, um fotógrafo de origem alemã, que desde sempre inspirou e incentivou a filha a embarcar no meio artístico. Sua mãe, Matilde Gonzalez y Calderón, era uma mulher extremamente católica e tinha descendência indígena e espanhola.

Desde pequena, a pintora teve uma vida marcada por doenças. Com seis anos de idade contrai poliomielite, que lhe deixa uma sequela no pé. Por conta disso, Frida passa a usar calças compridas e, mais tarde, longas saias coloridas, que serão sua marca.

Aos 18 anos sofre um grave acidente de bonde, momento trágico e ao mesmo tempo de renovação. Isso porque ao ficar incapaz de caminhar normalmente, ela começa a pintar quadros, a partir daí foca na carreira de pintora.

Mais tarde, já nos últimos anos de sua vida, em 1950, Frida é obrigada a amputar a perna, Tal fato lhe provoca grande depressão. Por conta desse acontecimento, a artista disse a conhecida frase: "Para que preciso de pés quando tenho asas para voar?".





Sua formação realizou-se na “Escola Nacional Preparatória do Distrito Federal do México”. Lá ela estuda assuntos relacionados à arte e filosofia e conhece Diego Rivera (1886-1957), grande representante do muralismo mexicano, com quem teria uma intensa e apaixonada vida conjugal.

Em 1928, filia-se ao Partido Comunista Mexicano e, no ano seguinte, quando tinha 22 anos, casa-se com Diego. Na altura, ele tinha 41 anos.

O casal passa a viver na Casa Azul, hoje Museu dedicado à artista. Durante 3 anos, moraram juntos nos Estados Unidos nas cidades de Detroit, São Francisco e Nova York.Frida e Diego tiveram uma relação complicada, e Frida se separa após a descoberta de que o marido mantinha uma relação amorosa com sua irmã mais nova, Cristina Kahlo, com quem teve vários filhos.

Foi nessa época, em 1939, dez anos após o casamento, que Frida diz:

Diego, houve dois grandes acidentes na minha vida: o bonde e você. Você sem dúvida foi o pior deles.

Além de artista plástica, Frida ministrou aulas de pintura na Escola Nacional de Pintura e Escultura “A Esmeralda” (La Esmeralda), na cidade do México.

Durante toda sua vida, seu trabalho foi reconhecido mundialmente e expôs diversas obras em alguns museus:

  • Julien Levy Gallery, em Nova York (1938);

  • Galerie Renou et Colle, em París (1939);

  • Galería de Arte Mexicano de Inés Amor, na Cidade do México (1940);

  • Galería de Arte Contemporáneo de Lola Álvarez Bravo (1953).

Morte de Frida

Decorrente de uma grave pneumonia ou embolia pulmonar, Frida falece no dia 13 de julho de 1954, aos 47 anos. Embora muitos acreditem que ela cometeu suicídio, no diário da artista foi encontrada a seguinte frase:

Espero alegre a minha partida - e espero não retornar nunca mais.


Curiosidades sobre Frida: Frida teve um romance escondido com o intelectual marxista e líder da Revolução Russa Leon Trotsky (1879-1940).

  • Frida Kahlo era bissexual.

  • A artista tentou se suicidar diversas vezes e sofreu 3 abortos durante sua vida, pois o acidente que perfurou seu útero e atingiu sua coluna, a impediu de ser mãe.

  • Alguns estudiosos acreditam que Frida, encontrada morta em sua casa, foi envenenada por uma das amantes de seu marido.

  • O filme Frida (2002), com direção de Julie Taymor, narra a história da pintora.

Fonte: www.todamateria.com.br


Alunos protagonistas e prontos para criar grandes oportunidades.

Somos a melhor escola do eixo Raposo Tavares, na região do Butantã e Granja Viana, para os estudantes e suas famílias. A educação integral do indivíduo (social, afetivo, físico, intelectual e cultural) tem o poder transformador na sua vida pessoal e na sua vida em sociedade para a construção de um mundo mais humano nas relações interpessoais e mais consciente nas suas escolhas.

Nossa prática norteia o respeito, a responsabilidade, a empatia, a ética, a inteligência emocional e o compromisso social.

Fale conosco e venha para o Colégio Giusto!

11 visualizações0 comentário