Ser adolescente é show

Atualizado: 15 de dez. de 2021

Em sala, durante a aula semanal de Educação Socioemocional, a professora Priscilla abordou o tema “Ser Adolescente”


O que nossos alunos pensam sobre a adolescência? Nós, do Giusto, temos muito orgulho dos nossos jovens, seres humanos incríveis que estamos ajudando a formar. Poder escutá-los em suas conquistas e desafios é maravilhoso.

No início da adolescência, nosso corpo começa a passar por diversas mudanças. Você se lembra de seu corpo quando estava no 6º ano? Compare-o com o seu corpo de agora. O que mudou?

As transformações físicas são facilmente perceptíveis. Basta olhar duas fotografias. Mais difícil é acompanhar as mudanças de pensamento, de vontades e de crenças, que são tão importantes quanto as transformações externas, mas não ficam registradas com tanta facilidade.

Ao terminar os anos iniciais do Ensino Fundamental, você era uma criança; agora, você é um adolescente. Mas o que isso significa?

Ser adolescente significa não ser mais criança. Há mais autonomia e liberdade em relação aos pais, e os professores também demonstram mais confiança em você. Mas, ao mesmo tempo, a expectativa em relação ao seu modo de agir é maior. Comportamentos que antes eram tolerados passam a ser repreendidos.

Na adolescência, começamos a pensar em quem seremos no futuro, e como vamos contribuir para a sociedade em que vivemos. Afinal, que tipo de adulto você quer ser?

Deixar a infância para trás não é fácil, construir a próxima fase da vida também não é. Quando somos crianças, acreditamos que tudo é possível e que desejar é suficiente para conquistar. Agora você tem consciência de que é necessário foco, esforço e persistência para superar adversidades, alcançar objetivos e realizar sonhos.


É uma fase difícil, mas quase todos os adultos têm pelo menos uma história agradável sobre esse momento de transformações. Há certo saudosismo, pois são comuns memórias muito agradáveis. sobre a adolescência, pois vamos aprendendo que toda fase da vida é importante para construir nossa identidade.

A adolescência é um período que pode ser vivido com leveza e equilíbrio se tivermos cuidado para orientar nossas decisões. Para isso, conhecer as próprias emoções e ser capaz de avaliar se elas estão adequadas às situações é fundamental.

Fazer escolhas com responsabilidade é essencial. Um caminho para conseguir isso é diferenciar necessidade de vontade. Aquilo que eu desejo nem sempre é aquilo que eu preciso, e o que eu necessito nem sempre é o que eu quero.

Alguns dos nossos desejos nascem quase de modo automático. Não escolhemos querer comer doce, quando estamos controlando a alimentação, ou querer ficar na cama mais alguns minutinhos, quando devemos levantar e ir para a escola. Sentimos que precisamos saciar essas vontades para obter prazer imediato. Por isso, é fundamental pensar nas consequências negativas de nossas escolhas a médio e a longo prazo. Por exemplo: comer doce sempre que temos vontade pode prejudicar a saúde e ficar na cama pode gerar atrasos comprometedores.

Duas coisas são importantes para evitar que os desejos não necessários se imponham:

1. Abrir mão de prazeres imediatos em nome de conquistas posteriores, que gerarão emoções agradáveis, duradouras e alinhadas com nossos propósitos.

2. Ter foco e persistência para assumir comportamentos benéficos, mesmo quando não há vontade de fazer o que precisa ser feito.

Agora que você é um adolescente, precisa construir comportamentos que atendam às suas vontades, mas que, principalmente, não prejudiquem seu futuro nem comprometam a vida dos outros.


Fonte: Programa Semente






Alunos protagonistas e prontos para criar grandes oportunidades.

Somos a melhor escola do eixo Raposo Tavares, na região do Butantã e Granja Viana, para os estudantes e suas famílias. A educação integral do indivíduo (social, afetivo, físico, intelectual e cultural) tem o poder transformador na sua vida pessoal e na sua vida em sociedade para a construção de um mundo mais humano nas relações interpessoais e mais consciente nas suas escolhas.

Nossa prática norteia o respeito, a responsabilidade, a empatia, a ética, a inteligência emocional e o compromisso social.

Fale conosco e vem para o Colégio Giusto!

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo