SETEMBRO AMARELO

Atualizado: Set 6

Falar Inspira a Vida


Durante todo o mês de setembro são intensificadas as abordagens e ações de prevenção ao suicídio, questão tão importante, nossos alunos serão impactados pelo tema Setembro Amarelo. Este ano nosso evento trará muita interação e profundas reflexões, através dos mais diversos materiais digitais e físicos combinados à qualidade e capacitação das nossas representantes. A professora de Educação Socioemocional, Priscilla, e a Orientadora Educacional Christiane, se aprofundarão na temática a partir do movimento “Falar Inspira a Vida”. O diálogo qualificado e mediado é nosso maior aliado em eventos pontuais como este, já no dia a dia o fortalecimento emocional é construído nas aulas de Educação Socioemocional e com equipe atenta aos mínimos detalhes.. “Juntos, buscaremos estimular a conscientização em todas as relações como forma de estimular o respeito e o cuidado entre os seres humanos”, explica Priscilla. O movimento Falar Inspira Vida surgiu da necessidade de conscientizar as pessoas sobre uma doença que afeta 5,5% da população brasileira e está relacionada a cerca de 97% dos casos de suicídio no país: a depressão.

É fato que o conhecimento é o primeiro passo para requalificar a conversa sobre depressão e, assim, construir um ambiente no qual as pessoas se sintam acolhidas e engajadas a procurar ajuda especializada. ​Dessa forma, o Giusto quer contribuir para uma sociedade que saiba falar e ouvir a respeito da doença, incentivando diálogos responsáveis e livres de julgamentos.

Dica de documentário: "Existir e Resistir: O Desafio da Depressão" chega para se tornar a voz de uma geração mais empática e preocupada com saúde mental.

Por meio da jornada de pacientes que convivem com a depressão, o documentário traz à tona todos os elementos que cercam o universo da doença: medo, aceitação, vergonha e a busca por ajuda especializada. A produção marca a estreia do jornalista Zeca Camargo como narrador e conta com a participação de médicos especialistas de referência na América Latina. O documentário expõe a necessidade do debate social sobre a depressão e a busca de novas ferramentas para a superação da doença. Cerca de 40% dos pacientes com Depressão no Brasil apresentam a versão mais resistente da doença - quando há falha de duas terapias anteriores utilizadas em doses e tempo adequados. Um dado ainda pouco conhecido, que precisa ser abordado frequentemente, afinal, informação é o primeiro passo.



Alunos protagonistas e prontos para criar grandes oportunidades.

Somos a melhor escola do eixo Raposo Tavares, na região do Butantã e Granja Viana, para os estudantes e suas famílias. A educação integral do indivíduo (social, afetivo, físico, intelectual e cultural) tem o poder transformador na sua vida pessoal e na sua vida em sociedade para a construção de um mundo mais humano nas relações interpessoais e mais consciente nas suas escolhas. Nossa prática norteia o respeito, a responsabilidade, a empatia, a ética e o compromisso social.


Fale conosco e vem para o Colégio Giusto!

Posts recentes

Ver tudo