Simulados

Atualizado: Out 1

Por que eles são tão importantes?


Você acha que treino, conhecimento, desempenho, organização do tempo, controle das emoções e preparo físico resumem a importância desta ferramenta tão poderosa? Melhorar o desempenho dos alunos, aumentar a taxa de aprovação no Ensino Superior nas maiores universidades do país ou se destacar na vida em qualquer situação pelas suas qualidades são objetivos e desafios do Giusto Zonzini. Uma série de estratégias e medidas são adotadas para ajudar nesse processo. Uma delas é a aplicação de simulados de prova, que pode trazer muitos benefícios para o resultado dos alunos nos exames oficiais. No Giusto, mais de 30 são aplicados no decorrer do ano. Controle emocional, preparo físico, gerenciamento do tempo. Confira os benefícios dos simulados.


Conhecimento e desempenho em cada matéria A aplicação de simulados de prova para os alunos promove um feedback sobre o desempenho, levantando pontos fortes e pontos de melhoria em cada disciplina. A partir desse feedback, a equipe escolar pode auxiliar o aluno a traçar uma estratégia de estudos para o ENEM e vestibulares, propondo revisões dos conteúdos que os alunos apresentam desempenho inferior.

Gerenciamento de tempo Com a realização de simulados, os alunos aprendem a gerenciar seu tempo durante a realização da prova. No Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por exemplo, o estudante tem cerca de 3 minutos para responder cada questão. Por meio da realização de simulados do ENEM, o aluno consegue medir quanto tempo, em média, ele leva para preencher o gabarito e escrever e passar a redação a limpo.

Aprimoramento no processo de aprendizagem A realização de atividades é mais eficaz no processo de retenção do conteúdo ensinado do que a leitura. Sendo assim, os simulados de provas de vestibulares são de grande valor e proporcionam um aprimoramento no processo de aprendizagem.

Controle emocional e preparo físico O ENEM e os vestibulares são momentos de tensão para os alunos. Por isso, a simulação da experiência da prova é fundamental para que os alunos cheguem mais tranquilos e preparados ao dia da prova. Além disso, o ENEM e os vestibulares são provas de duração extensa e exigem controle emocional por parte do avaliado. Com a simulação, o aluno chega ao dia da prova mais preparado para passar muitas horas concentrado fazendo a prova.

Se liguem na lista de benefícios que nossa equipe de coordenação pedagógica elencou quando o assunto é SIMULADOS. Eles servem para:

  • Traçar um panorama evolutivo da turma;

  • Identificar crescimento no desempenho dos estudantes;

  • Analisar se objetivos trabalhados estão sendo bem sistematizados;

  • Analisar os critérios/objetivos elencados pelos docentes na elaboração de questões;

  • Identificar habilidades que necessitam de maior sistematização;

  • Identificar área de conhecimento com maior defasagem;

  • Ter um panorama trimestral/semestral para avaliar o processo e criar/rever metas e ações pedagógicas;

  • Representar o mais próximo possível as avaliações larga escala como ENEM, FUVEST, etc e possibilitar ao estudante vivencia-las;

  • Simular as provas que os estudantes enfrentarão, o que lhes permite fazer uma autoavaliação e melhorar a preparação.



Alunos protagonistas e prontos para criar grandes oportunidades.

Somos a melhor escola do eixo Raposo Tavares, na região do Butantã e Granja Viana, para os estudantes e suas famílias. A educação integral do indivíduo (social, afetivo, físico, intelectual e cultural) tem o poder transformador na sua vida pessoal e na sua vida em sociedade para a construção de um mundo mais humano nas relações interpessoais e mais consciente nas suas escolhas.

Nossa prática norteia o respeito, a responsabilidade, a empatia, a ética, a inteligência emocional e o compromisso social.

Fale conosco e vem para o Colégio Giusto!


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo