Um Colégio com escolhas

Você ainda tem dúvidas sobre o NOVO ENSINO MÉDIO? O Giusto saiu na frente, se adaptou e implantou, ao longo dos últimos dois anos, o Novo Ensino Médio. Todo esse processo foi realizado com sucesso e muito diálogo. A reforma foi inserida de forma estruturada e gradativa, deixando os alunos muito à vontade ao longo das mudanças. Resumo sobre o Novo Ensino Médio

  • Começou a valer em 2022.

  • Será implantado gradualmente, começando pelo 1º ano do Ensino Médio.

  • Será dividido em Formação Básica Geral e Itinerários Formativos.

  • Há aumento de carga horária nas escolas que devem distribuir ao longo de 3 anos 3.000 horas, sendo no máximo 1.800 na Formação Básica Geral e no mínimo 1.200 nos Itinerários.

  • O Enem passará por mudanças para se adequar ao Novo Ensino Médio em 2024.

Cronograma:

  • 2022: implantação para o 1º ano do Ensino Médio (BNCC);

  • 2023: implantação para os 1º e 2º anos do Ensino Médio (BNCC);

  • 2024: implantação para todas as séries do Ensino Médio (BNCC para 1º e 2º anos e Itinerários Formativos para o 3º).

Só relembrando… A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Os Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações que os estudantes poderão escolher no ensino médio. Segundo a BNCC, os Itinerários Formativos serão divididos em quatro campos do conhecimento:

  • Linguagens e suas Tecnologias;

  • Matemática e suas Tecnologias;

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

São obrigatórias em todas as séries do Ensino Médio aprofundamento nos componentes curriculares Matemática e Língua Portuguesa. Aqui no Giusto, os alunos optam por um dos dois Núcleos (Itinerários) ofertados semestralmente: Núcleo de Ciências da Natureza ou Núcleo de Linguagem e Ciências Humanas Aplicadas. Projeto de Vida no Novo Ensino Médio Uma parte do Novo Ensino Médio se dedica ao Projeto de Vida dos estudantes. Professores auxiliam os alunos a refletirem sobre o que desejam para o futuro, as possibilidades de estudos e como fazer escolhas coerentes com seus objetivos. Os pilares trabalhados por professores e estudantes são os objetivos pessoais, sociais e profissionais. O Projeto de Vida, aqui no Giusto, é eixo estruturante; é trabalhado como disciplina isolada e dentro das diferentes áreas de estudo do Novo Ensino Médio. O projeto leva em consideração os aspectos sociais, culturais e regionais dos estudantes de cada parte do país, ficando a critério das escolas a maneira como eles serão trabalhados.


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