Vantagens do ensino em período integral

Atualizado: 10 de mar.

Escolas particulares relatam aumento desse tipo de matrícula, sobretudo na educação infantil


Com as longas jornadas de trabalho, a demanda pelo ensino em período integral tem aumentado nos colégios particulares. A maior procura é a dos pais de crianças ainda na educação infantil.

A modalidade atrai aqueles que não têm com quem deixar os filhos ou buscam oferecer atividades complementares supervisionadas, como esportes, reforço escolar e aula de música.

Confira abaixo algumas vantagens do período integral, elencadas pelo site Educar para Crescer, da Abril:

Libera os pais para o trabalho

Pais e mães precisam trabalhar fora e não há como se culpar por não conseguir acompanhar a vida escolar dos filhos tão de perto ou de levá-los às atividades extracurriculares. No período integral, os pais podem trabalhar todo o dia sem preocupações enquanto os alunos encontram atividades extracurriculares e orientação especializada em um só lugar.

Supre as necessidades de praticar esportes

O colégio supre as necessidades de pais que não têm tempo para levar e buscar os filhos em atividades esportivas, e os alunos ficam em dia com as atividades físicas.

Proporciona melhor aproveitamento do tempo ocioso

Uma criança ou jovem que passa a tarde sozinho em casa dificilmente utilizará esse tempo para estudar. Muito mais provável é que eles fiquem com babás eletrônicas, como TV’s e vídeo games. Nas escolas, elas têm vivências mais ricas e um período maior de aprendizado diversificado. Melhora o rendimento do aluno.

Possibilita a orientação dos estudos e das tarefas

Para uma criança, é muito difícil se organizar sozinho e encontrar tempo para os estudos de forma regular, especialmente com a tentação da internet ou do vídeo game por perto. Em escolas de período integral,os alunos que precisam desse apoio encontram orientação especializada para organizar seu tempo e seus estudos.

Oferece orientação nutricional

Pais muito ocupados nem sempre têm tempo para oferecer alimentação às crianças da forma como deveriam. Em muitos casos, eles ainda se sentem culpados por não estarem presentes o dia todo e, por isso, deixam os filhos consumirem alimentos com baixo teor nutricional. No Giusto, toda a alimentação é elaborada por profissionais do setor de alimentos e o cardápio é balanceado.

Melhora a convivência familiar

Com uma quantidade de tarefas reduzida e balanceada para que muitos exercícios não se acumulem e todas as atividades extracurriculares já praticadas no período escolar, os alunos que estudam em período integral têm mais tempo para a convivência familiar. No tempo livre, eles aproveitam a família, que ganha em qualidade do tempo gasto juntos.

Supre as necessidades de lazer, cultura e acesso à tecnologia

Além dos esportes, os alunos de período integral têm supridas suas necessidades de lazer, cultura e tecnologia. Isso porque são oferecidos cursos diferenciados aos alunos, como artes e música. Assim, tudo o que eles querem e precisam está disponível, com a vantagem de ser pensado pedagogicamente.

Desenvolve hábitos de higiene

Quem nunca levou um baile dos filhos para convencê-los a tomar banho ou escovar os dentes? Na escola em período integral isso deixa de ser um problema, pois fica muito mais fácil quando as crianças lavam as mãos ou escovam os dentes junto com os amiguinhos. Assim, fica muito mais natural ensinar e criar hábitos de higiene.




Alunos protagonistas e prontos para criar grandes oportunidades.

Somos a melhor escola do eixo Raposo Tavares, na região do Butantã e Granja Viana, para os estudantes e suas famílias. A educação integral do indivíduo (social, afetivo, físico, intelectual e cultural) tem o poder transformador na sua vida pessoal e na sua vida em sociedade para a construção de um mundo mais humano nas relações interpessoais e mais consciente nas suas escolhas.

Nossa prática norteia o respeito, a responsabilidade, a empatia, a ética, a inteligência emocional e o compromisso social.

Fale conosco e vem para o Colégio Giusto!

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo